Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

PARATY RJ






Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.Com a descoberta de ouro na região das Minas Gerais, a dinâmica de Paraty ganhou novo impulso. Em 1702, o governador da capitania do Rio de Janeiro determinou que as mercadorias somente poderiam ingressar na Colônia pela cidade do Rio de Janeiro e daí tomar o rumo de Paraty, de onde seguiriam para as Minas Gerais pelo antiga trilha indígena, agora pavimentada com pedras irregulares, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro.ESTRADA REAL.

Na época do descobrimento do Brasil, os índios do Vale do Paraíba desciam a serra em busca de pescado, pois sabiam que o peixe parati (Mugil curema), nos meses de inverno, subia os rios para desova, tornando-se presa fácil. Tamanha quantidade havia desse peixe que os índios chamavam este lugar de paratii que significa em tupi “água do parati” (“parati” =espécie de peixe e “i”=rio ou água).

Os jesuítas, catequizadores dos índios e os primeiros a estudar suas línguas, tinham o costume de substituir o duplo “i” pela letra “y” passando assim o nome deste lugar de Paratii para Paraty.

Quando for a Paraty, escolha o caminho com cuidado, pois a estrada que passa por Cunha não é asfaltada e muito perigosa.

Um comentário:

  1. A cidade é linda, uma viagem ao passado. O Centro Histórico é um museum a céu aberto, vale muito a pena.bjos.

    ResponderExcluir